viernes, 24 de octubre de 2014

Usuário, rede social e o jornalista

Os perfis escolhidos para análise foram o de três jornalistas conceituados.

1. Fábio Pizzato – jornalista, apresentador e narrador do Globo Esporte Ceará

2. Luiz Esteves – jornalista e apresentador do CETV1ª Edição

3. William Bonner – jornalista e apresentador Jornal Nacional

O perfil do Fábio Pizzato funciona tanto como blog pessoal como de jornalista. As postagens são sempre tentando divulgar o seu trabalho, suas palestras, chamando a atenção do público para participar dos eventos e assistir as matérias.
As postagens mais recentes são de teor pessoal, mostrando sua rotina diária pós trabalho e a que mais se acentua é a academia, dá para perceber que ele está tentando ter uma vida mais saudável. Não há forma de contato direto com o profissional, na descrição do seu perfil só aparece o link do seu blog de esporte. O perfil é a junção do profissionalismo e vida pessoal, não tem tanta informação relevante, há só a divulgação das matérias se o público quiser saber mais ele tem acesso à página para conferir.

O perfil do jornalista Luiz Esteves é bem voltado para o profissional, as vezes é postado alguma coisa sobre “piadinhas” com a chegada da sexta-feira. Quase 98% dos tweets são sobre trabalho, notícias, divulgações de matéria, fotos dos bastidos do telejornal. Pode se dizer que o perfil dele traduz mais o lado profissional e contém informações de interesse público.


William Bonner é um jornalista que usa bastante todas as redes sociais, principalmente instagram e twitter. O perfil do jornalista tem mais de 6 milhões de seguidores e tem bastante interatividade com o público, ele costuma sempre responder os seus tweets, pede a opinião do público a respeito de sua roupa, das matérias exibidas no jornal. A pagina traduz profissionalismo e também mostra o lado pessoal, William se mostrar também como telespectador comentando sobre os programas de TV, por exemplo o The Voice, ele sempre comenta e mostra torcida pelos candidatos.  


O instagram da Folha de S.Paulo possui só fotos da capa do jornal, e algumas fotos de divulgação de entretenimento e debate político. Zero Hora é um perfil mais leve, dinâmico com imagens de cidades com artes, grafite que chama mais atenção do usuário da rede, além também da capa do jornal, fotos de locais alagados que foram enviados pelos leitores. DN as publicações a maioria é a capa do jornal ou então voltado para o entretenimento, fotos com atores, cantores, algumas fotos das belezas da cidade e alguns videos sobre futebol. O povo possui as mais diversas fotos abordando quase todos os temas, desde fotos de jogos de esporte até foto do metro de Fortaleza, charges cômicas sobre eleição, divulgação de eleições . 

O que mais chama atenção na minha opinião como usuária do instagram é o da Zero Hora pois traz imagens chamativas, mostra a participação do público e noticias relevantes, por exemplo os locais de enchetes de chuvas. Creio que o jornal ao usar a rede social como forma de divulgar seu trabalho, deve também pensar no público, pois este também é um canal de "feed-back" com o leitor. As redes deveriam ser melhores aproveitadas e usadas por ambas as partes. 

No hay comentarios:

Publicar un comentario