No livro de Brambilla a autora ressalta as principais dicas para se obter um trabalho positivo e contínuo nas mídias sociais.
As principais dicas do livro que mais chamam atenção na minha opinião são os compartilhamentos. A criação de conteúdo compartilhável hoje em dia com tanta rede social, e milhões de usuários é bastante importante e pode ajudar na sua mídia social. A publicar na sua rede social e várias pessoas decidirem compartilhar o seu link, este pode se tornar um viral a qualquer momento, assim trazendo visibilidade a rede. Então se você tem um site, página, rede social, fique atente, facilite o trabalho do usuário e se ajude. É preciso facilitar o compartilhamento do site, o usuário ao gostar de um link vai tentar posta -lo em sua rede social só que ao tentar fazer isso, ele venha a encontrar dificuldades e acaba desistindo. Assim fique sempre atento e observando se no seu site as ferramentas de compartilhamento são práticas, rápidas e visíveis.
Compartilhe conteúdo proativamente talvez seja uma das principais regras mais relevantes para o jornalismo pois além de distribuir o conteúdo na suas plataforma é preciso chamar a atenção dos outros perfis oficias de suas marcas. Ao postar frequentemente em sua rede social um link que de relevância para o usuário e ainda de fonte oficial, aumenta a sua credibilidade e o número de seguidores, pois o usuário ao encontrar na sua rede quase todas as informações importantes, ele não vai ter a necessidade de "seguir" outro perfil para ficar informado, já você ao publicar a informação da fonte oficial vai ser visto por essa fonte mantendo uma relação de "confiança" pois no futuro esta pode vir a postar sobre a sua rede.
Acreditava-se que os blogs irão ser esquecidos por causa dos sites como Twitter, Facebook e Flickr, porém isso não aconteceu, ao contrário os blogs continuam em expansão e vão muito bem no mercado.
Não sou leitora de blogs de jornalistas, mas pelo que percebo o blog é uma ferramenta onde pode divulgar a sua ideia, seus pensamentos e seus ideais. Talvez seja por isso que não sou muito fã de blogs, pois ele mostra a "verdadeira face do jornalista", ao assistirmos o jornalista na TV imaginamos que ele é coerente, imparcial e a favor da sociedade, mas quando vamos ao seu blog procurar saber qual a verdadeira opinião, podemos nos deparar com coisas absurdas, causando um certo desapontamento. Como jornalista, preciso ler e saber sobre quase todos os blogs de jornalistas, mas poderei fazer isso por pura obrigação e conhecimento.
Os principais desafios que os jornalistas encontram nas redes sociais é conseguir utilizar as mídias sociais como um modo de conseguir pautas, ideias, matérias buscando sempre interagir com as pessoas e encontrar as fontes. É bastante importante ter profissionais dedicados às mídias sociais nas redações, porque as redações em geral ainda não são muito “sociais”. Mas no futuro as redações irão precisar de um trabalho em conjunto para compreender as mídias sociais e usá-las de diversas formas para alcançar novos públicos, realizar as suas tarefas, encontrar novas fontes.
Os leitores agora participam mais atualmente da produção da notícia, agora o jornalista precisa ter bastante cuidado, pois antigamente eles definiam o que era notícia. Agora a conversa é bilateral, as redações estão ouvindo o que nossos leitores estão dizendo, estão ouvindo toda a esfera
de mídias sociais. Então é preciso ter cuidado nessa relação com o telespectador e com o público.
No hay comentarios:
Publicar un comentario