miércoles, 10 de septiembre de 2014

Uso das plantas medicinais no município de Sobral



           O gráfico abaixo mostra uma pesquisa realizada em 2012  referentes ao uso das plantas medicinais, na CSF Alto da Brasília, Estação e Expectativa, no município de Sobral, Ceará, Brasil.                
              As respostas foram analisadas com caráter qualitativo respeitando as normas da Resolução No 196/96, do Conselho Nacional de Saúde, mantendo os nomes dos sujeitos em sigilo.
               O município de Sobral foi escolhido por que pressupõe se que a população do interior fazem o maior uso das plantas por causa de suas crendices. Vamos começar com um gráfico mostrando quantas pessoas utilizam as plantas medicinais.


Agora vamos mostrar quais são as principais plantas utilizadas pelos moradores de Sobral. Durante a entrevista, foi pedido aos participantes que citassem as plantas mais utilizadas por eles. O Malvarisco (Plectranthu samboinicus) foi citado por 50% dos entrevistados, o Capim-Santo (Cymbopogon citratus) por 47%, a Malva-Santa (Plectranthus barbatus) por 33% e o Eucalipto (Eucalyptus tereticornis), a Erva-Cidreira (Lippia alba) e o Mastruz (Chenopodium ambrosioides) foram citados por 26% dos entrevistados, além de outras plantas que foram citadas com uma menor frequência.

No hay comentarios:

Publicar un comentario