miércoles, 17 de septiembre de 2014

Pauta - Plantas Medicinais

PLANTAS MEDICINAIS

Hoje nós vamos fazer uma matéria sobre o uso das plantas medicinais, mostrando quais são os riscos e as vantagens de utilizar as plantas como medicamentos. Toda sexta-feira acontece na Universidade Federal do Ceará a feirinha de plantas medicinais promovida pelo Horto de Plantas Medicinais Abreu Matos, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, da UFC.

A feirinha oferece diversas atividades gratuitas para que o público possa conhecer cada vez melhor as plantas. Apesar da existência de tantos medicamentos hoje em dia ainda existem aquelas pessoas que sempre decidem tomar chá, usar algum recurso fitoterápico para cuidar da saúde, o que no caso pode ser até perigoso.
Existem plantas especializadas para cada tipo de sintoma, então vamos mostrar quais são elas e como devem ser usadas. Vamos fazer uma galeria de fotos com a exposição de mudas e produtos de plantas medicinais, aferição de pressão arterial e de glicemia (teste de glicose no sangue), e orientação farmacêutica sobre a utilização correta das plantas medicinais.
Vamos conversar com a Dra. responsável pelo Horto para saber quais são as plantas que existem no local, falar dos seus riscos, benefícios e malefícios.

Planta medicinal, faz mal a saúde?

Para responder ao nosso questionamento vamos conversar com o:

* Dra. Responsável: Profa. Mary Anne Medeiros Bandeira – para explicar sobre as plantas riscos,benefícios, dados de quntas pessoas ainda usam?quais as plantas mais indicadas?

* Personagem que já tenha feito o uso da lplanta medicinal e que recomenda a todos.

* Personagem que não toma nada medicinal por medo, receios de problemas.

* Povo-fala saber se as pessoas ainda fazem o uso, se não porque? Se sim porque? Qual ?
Utilizam mais o que?


Sugestões

1º Vamos fazer uma matéria escrita, postando no blog explicando sobre o assunto.

2º Vamos fazer um gráfico no infogram mostrando o uso das plantas medicinais.

4º Vamos fazer uma galeria de fotos da exposição na UFC








INFORMAÇÕES >>>>

Algumas plantas e suas indicações
Açafroa (artrite) Agrião-bravo (anestésico)
Alecrim pimenta (antibacteriano) Alfavaca-cravo (antisséptico)
Aroeira (cicatrizante) Babosa (queimaduras)
Cajazeira (herpes ) Capim santo (cólicas)
Chambá (expectorante) Colônia (hipertensão)
Confrei (úlcera) Cumaru (tosse)
Erva cidreira (calmante) Eucalipto (antigripal)
Funcho (insônia) Gengibre (digestivo)
Goiabeira-vermelha (antidiarreico)
Guaco (asma) Hortelã japonesa (gases)
hortelã (antiparasitário) Malvarisco (expectorante)
Malva (azia) Maracujá (tranquilizante)
Mastruço (cicatrizante)
Melão (bactericida) Mentrasto (cólicas )
Mororó (diabetes) Pau d’arco (tendinite)

Quebra pedra (calculo renal) Romãzeira (herpes )

miércoles, 10 de septiembre de 2014

Uso das plantas medicinais no município de Sobral



           O gráfico abaixo mostra uma pesquisa realizada em 2012  referentes ao uso das plantas medicinais, na CSF Alto da Brasília, Estação e Expectativa, no município de Sobral, Ceará, Brasil.                
              As respostas foram analisadas com caráter qualitativo respeitando as normas da Resolução No 196/96, do Conselho Nacional de Saúde, mantendo os nomes dos sujeitos em sigilo.
               O município de Sobral foi escolhido por que pressupõe se que a população do interior fazem o maior uso das plantas por causa de suas crendices. Vamos começar com um gráfico mostrando quantas pessoas utilizam as plantas medicinais.


Agora vamos mostrar quais são as principais plantas utilizadas pelos moradores de Sobral. Durante a entrevista, foi pedido aos participantes que citassem as plantas mais utilizadas por eles. O Malvarisco (Plectranthu samboinicus) foi citado por 50% dos entrevistados, o Capim-Santo (Cymbopogon citratus) por 47%, a Malva-Santa (Plectranthus barbatus) por 33% e o Eucalipto (Eucalyptus tereticornis), a Erva-Cidreira (Lippia alba) e o Mastruz (Chenopodium ambrosioides) foram citados por 26% dos entrevistados, além de outras plantas que foram citadas com uma menor frequência.

viernes, 5 de septiembre de 2014

Jornalismo e a Infografia

      Com o advento de tantas novidades no meio da internet o webjornalismo está rico de possibilidades para informar o seu público. É preciso ter cuidado com tanta plataforma!!

       Hoje o nosso post é sobre uma das ferramentas que muitos jornalistas estão utilizando para trabalhar com os dados, a infografia. Infografia é uma junção de informações e dados.

       Segundo Alberto Cairo o gráfico traz mensagens e ideias que só podem ser entendidas quando transformadas em infografia. Hoje em dia nós os sites jornalísticos estão adotando os infográficos para as principais matérias sendo mais voltado para a estética, porém muitos desses gráficos não são compreendidos pelo leitor.

      Segundo o professor Alberto Cairo, toda a infografia está baseada em uma excelente apuração e uma boa estrutura para facilitar a compreensão do leitor. O jornalista na hora de construir uma infografia precisa ter bastante cuidado, principalmente na hora de apuração dos dados, como Alberto Cairo comenta é preciso ter um bom planejamento, fazer uma breve rascunho, esboço para ajudar você a conceitualizar a informação.

      É preciso checar o texto, buscar todas as hipóteses, na hora do infográfico você não deve só se preocupar em comprovar a sua hipótese mas também encontrar dados que podem derrubar a sua hipótese. Um dos principais problemas existentes dos jornais é a falta de "junção" das informações, por exemplo na matéria nós temos a infografia, o texto, a imagem e o áudio, porém nenhum deles tem relação.

       A infografia não completa a imagem que não complementa o texto, é preciso ter atenção, os recursos oferecidos por essas novas plataformas requer uma união de toda a informação.


  “A infografia é a engenharia visual da informação”, portanto, pode conter elementos artísticos e ser “bonita”, mas “a sua camada estética não pode atropelar a camada da informação”. 


Se você que é jornalista e quer começar a fazer um infográfico, fique atento as dicas:
1. Saiba o que você quer contar,
2. Pegue um papel e lápis e pense em como será tudo,
3. Faça um rascunho do que deseja
4. Faça uma boa apuração e comece a colher os dados.
5. Caso você vá usar outras mídias pense em como elas podem trabalhar em conjunto e por último bom trabalho!

 * Se você quiser ver um exemplo de infográfico, veja abaixo:

  http://g1.globo.com/infograficos/index.html