O que comprova essa mudança do público é a pesquisa que segundo o Wave 6, as visitas a sites institucionais caíram de 85% em 2008 para menos de 75% em 2012 no mundo. Ao mesmo tempo, o número de pessoas que passaram a gerenciar um perfil em rede social cresceu de 63,6% em 2008 para 74,3% em 2012 no Brasil. Segundo o questionamento quanto ao que alguém faz com o seu perfil de rede social, as afiliações a um perfil de uma marca está em 30%, já as afiliações a grupos de interesse ou causas está em 38% (talvez uma tendência para a preocupação da sociedade com a responsabilidade socioambiental).
No documentário: A Verdadeira Historia da Internet Ep.04 - O Poder das Pessoas // Discovery podemos perceber que um marco na história da internet foi a criação do Napster, uma maneira de trocar músicas, que alguns achavam uma espécie de roubo e para outros era uma forma de compartilhar seus gostos e encontrar novos amigos que tivessem o mesmo interesse em comum. Antigamente as empresas conseguiam controlar todas as informações, agora com essa nova ferramenta chamada “web” a internet virou o lugar perfeito para se criar comunidades, era a massa ganhando voz. Quando foi iniciada a internet em 1990 todos pensavam que era só mais um veiculo de comunicação, mas com a criação do Napster, os empresários conseguiram perceber o poder dessa interconexão social existente entre os usuários. Então, foi quando começou a era da Web 2.0, o conteúdo criado pelas massas e que apesar da distância todos estão conectados, ligados e interligados.
A Internet ganhou a consideração de mercado comercial e de negócios principalmente através dos serviços chamados “WWW – World Wide Web” - que, por se apoiarem em recursos de fácil uso por parte até mesmo do usuário leigo, ganharam a apreciação do mercado, tornando-se peça importante de contato entre pessoas e empresas de naturezas diversas e com os mais diversos propósitos (GONÇALVES; JAMIL; TAVARES, 2002, p.69)
Enfim, nesse novo mundo digital é a luta do novo x novo, como no caso citado no documentário: my space x facebook, a novidade competindo com o outro lançamento, mal acabam de criar um site já estão planejando outro melhor. Essa busca incessante pelo novo tem como principal objetivo conseguir dar a liberdade à comunicação, e claro gerar vários lucros financeiros para a empresa.
Sabrina Coriolano
No hay comentarios:
Publicar un comentario